segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Reforma Protestante

Martinho Lutero foi o responsável pelo início da Reforma, nascido em 10 de Novembro de 1483, filho de pais humildes (camponeses), herdou dos mesmos uma profunda convicção religiosa e firmeza de caráter, que o ajudaria em sua tremenda missão de reforma.
Teve sua formação básica em uma Escola Franciscana, indo depois para a Universidade de Erfurt, onde se formou em Direito. Após ser surpreendido por uma tempestade, onde seu amigo Aleixo foi fulminado por um raio ao seu lado, Lutero renovou seus votos de servir a Deus por toda sua vida. Sua sede de Deus o levou a estudar as escrituras, nelas descobrindo as verdades que transformaria sua vida.
Ao visitar Roma, sofreu uma terrível decepção com a imoralidade da cidade. Mas o que o induziu a protestar contra a Igreja Católica foi a pregação do papa Leão X, João Tetzel, proclamando as "indulgências" como meio de salvação.
Lutero afixou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam vários pontos de doutrina católica.



As 95 teses de Lutero condenava a venda de indulgências e propunha a fundação do luteranismo.



De acordo com Lutero, a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé.
Em sua tese, condenou o culto a imagens e revogou o celibato.
Sua doutrina, salvação pela fé, foi considerada desafiadora pelo clero católico, pois abordava assuntos considerados até então pertencentes somente ao papado. Contudo, esta foi plenamente espalhada, e suas inúmeras formas de divulgação não caíram no esquecimento, ao contrário, suas idéias foram levadas adiante e a partir do século XVI, foram criadas as primeiras igrejas luteranas.
Apesar do resultado, inicialmente o reformador não teve a pretensão de dividir o povo cristão, mas devido à proporção que suas 95 teses adquiriram, este fato foi inevitável. Para que todos tivessem acesso às escrituras que, até então, encontravam-se somente em latim, ele traduziu a Bíblia para o idioma alemão, permitindo a todos um conhecimento que durante muito tempo foi guardado somente pela igreja.
Foi responsável pela organização de muitas comunidades evangélicas e, durante este período, percebeu que seus ensinamentos conduziam a divisão. 
Casou-se com a monja Katharina Von Bora, no ano de 1525, e teve seis filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails